top of page
Buscar

FHO sobe três posições e ocupa 16° lugar entre as instituições de ensino superior brasileiras no UI

O ranking mundial avalia a implementação de práticas voltadas à sustentabilidade em instituições de ensino de todo o mundo.

Os demonstrativos podem ser disponibilizados aos funcionários por e-mail, links na internet ou por aplicativos


Pelo segundo ano, a FHO|Fundação Hermínio Ometto integra a lista de instituições de ensino superior sustentáveis do UI GreenMetric World University Rankings on Sustainability. O resultado do principal ranking mundial em sustentabilidade foi divulgado no mês de dezembro pela Universitas Indonesia e, em 2021, contou com a participação de 956 instituições de ensino superior, 40 delas brasileiras.


Nesta edição, a FHO ocupa a 440ª posição no ranking geral, com 5.800 pontos atribuídos a indicadores que avaliam as seguintes categorias: ''Configuração do Campuse infraestrutura'', ''Energia e mudanças climáticas'', ''Resíduos'', ''Água'', ''Transporte'' e ''Ensino e pesquisa''. Entre as instituições de ensino superior brasileiras, públicas e particulares, a FHO subiu três posições, passando a ocupar a 16ª colocação, e o 6° lugar quando consideradas apenas as instituições privadas.


Para o Reitor do Centro Universitário, Prof. Dr. José Antonio Mendes, as instituições de ensino superior, como centros difusores do conhecimento científico e de formação de profissionais, exercem posição de destaque na sociedade e, por isso, têm papel fundamental ao incorporar a sustentabilidade no ensino, na pesquisa, na extensão e nas operações realizadas em seus Campus, despertando a consciência crítica e estimulando as ações efetivas de sua comunidade universitária e na comunidade onde está inserida. “Para a FHO, a sustentabilidade acompanha a sua trajetória histórica, sendo evidenciada em seu comprometimento com a área social e ambiental, expressa em sua Missão e nas ações realizadas. A primeira participação no GreenMetric em 2020 e, agora, pelo segundo ano consecutivo, se posicionando no 16º lugar entre as IES brasileiras, atestam o reconhecimento das ações que estão sendo realizadas e nos motivam, ainda mais para trilharmos o caminho para a construção de um mundo social, ambiental e economicamente sustentável”, disse ele.


Destaques da avaliação: água, resíduos, ensino e pesquisa

Nesta edição do ranking, a FHO se destacou com maior pontuação nas categorias “água”, “resíduos” e “ensino e pesquisa”. São exemplos de ações desenvolvidas pela Instituição nestas áreas: o uso eficiente e o reaproveitamento da água utilizada no Campus; as políticas internas de redução do consumo de papel e plástico; a reciclagem de resíduos produzidos; a inclusão da “Sustentabilidade” como disciplina específica na matriz curricular de todos os cursos de graduação; e as atividades voltadas à Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) promovidas com a participação da comunidade.


A partir dos resultados obtidos em cada categoria, as instituições conseguem saber os aspectos que precisam de mais atenção, o que auxilia no monitoramento e direcionamento das ações. “A participação da FHO no GreenMetric é uma forma de nos conectarmos com as melhores instituições de ensino superior e de nos compararmos com nós mesmos, buscando sempre o desenvolvimento sustentável. Esta edição reflete a continuidade do comprometimento com a sustentabilidade por parte dos colaboradores, da Direção e da Fundação, tanto na organização das informações enviadas para o ranking quanto no planejamento e na execução das atividades diárias. Sem dúvida, estamos no caminho certo para a construção de um mundo sustentável”, comentou o Coordenador do Comitê de Sustentabilidade (ComSus) da FHO, Prof. Me. Marco Antonio Alves de Souza Junior.


Sobre o UI GreenMetric

O UI GreenMetric foi criado em 2010 pela Universitas Indonesia a fim de medir os esforços de sustentabilidade das universidades. O ranking tem como objetivos: contribuir para o discurso acadêmico sobre sustentabilidade na educação e ecologização do Campus; promover a mudança social liderada pela universidade em relação aos objetivos de sustentabilidade; ser uma ferramenta de autoavaliação da sustentabilidade do Campus para instituições de ensino superior de todo o mundo; e informar governos, agências ambientais internacionais e locais e a sociedade sobre os programas de sustentabilidade no Campus.


Inscrições abertas para o último Vestibular e Concurso de Bolsas 2022


A FHO|Fundação Hermínio Ometto tem inscrições abertas para a última prova do Vestibular e Concurso de Bolsas 2022, que acontece dia 06 de março, no Campus da Instituição, em Araras (SP). Os candidatos devem se inscrever pelo site (vestibular.fho.edu.br) até o dia 03 e a taxa de inscrição é de R$50,00.


As vagas complementares são destinadas aos cursos de graduação presenciais: Biologia (Licenciatura e Bacharelado), Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Administração, Contabilidade, Economia, Biomedicina, Enfermagem, Estética, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Eng. Civil, Eng. de Computação, Eng. de Produção, Eng. Elétrica, Eng. Mecânica, Eng. Química, Química e Sistemas de Informação.


A FHO oferece bolsas de estudos parciais (50%) por meio de programa próprio para alunos de escolas públicas e particulares ou portadores de diploma de ensino superior, com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.


Além disso, alunos bolsistas também podem utilizar o PagFácil - programa de crédito estudantil da FHO, para pagar 25% da mensalidade do curso enquanto estudam e os outros 25% depois de formados, sem análise de crédito e sem juros (apenas com os reajustes anuais). O PagFácil também pode ser solicitado a qualquer momento por alunos não bolsistas da Instituição.

Mais informações no site ou pelos contatos: 0800 770 44 55 e WhatsApp (19) 3543-1445.

Vestibular e Concurso de Bolsas 2022 da FHO

· Inscrições: até 03 de março

· Prova: 06 de março

· Local: Av.Dr. Maximiliano Baruto, 500 - Jd. Universitário - Araras (SP)

· Telefone:0800 770 44 55

· WhatsApp:(19) 3543-1445

bottom of page