1/3
Buscar

Certificado digital para empresas – um aliado da segurança e da competitividade

Atualizado: Nov 24


Certificado digital é um recurso para pessoas ou empresas assinarem documentos online e estes serem corretamente identificados em ambientes virtuais.


Para as empresas existem dois tipos de certificado:

A1, um programa que pode ser instalado em um ou mais computadores e que vale por um ano.


E o A3, usado para assinaturas digitais, que pode ser utilizado através de um cartão inteligente ou de um token, válido por até 3 anos.


Em geral, as empresas pequenas ou médias usam os certificados digitais para emissão de documentos fiscais (NF-e) e para comprovação do e-CNPJ de identificação da empresa, visando a formalização de procedimentos em ambientes virtuais.


Com o e-CNPJ, por exemplo, a empresa consegue realizar operações bancárias com segurança, formalizar contratos online, tramitar documentos contábeis virtualmente, emitir documentos fiscais que não ficam vulneráveis a alterações após assinatura, e participar de concorrências diversas realizadas em meio digital – inclusive para compras públicas.


Os ganhos com o Certificado Digital para empresas incluem também a redução de custos, a eliminação de papéis, a eliminação da burocracia, o ganho de eficiência – de ordem cartorária, contábil e fiscal, a eliminação drástica de erros comuns no trabalho manual e, fácil acesso a órgãos diversos, inclusive os do Fisco.


Certificado Digital para empresas, na nossa visão, equivale à sua chancela mais profissional, juridicamente perfeita e eficaz para operações e gestão seguras, com modernidade e competitividade.


Adão Lopes

CEO e fundador da VARITUS Brasil

Outubro 2021

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo